Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 4

Pedro e João nos Versículos 1 ao 4 falavam para a multidão quando a seita dos Saduceus junto com Capitão da guarda do templo resolveram prender eles por anunciarem a ressurreição dos mortos em Jesus, já queles não acreditavam na ressurreição e tinham forte influencia social e econômica na época. Por causa disso eles foram detidos e colocados na prisão até o dia seguinte esperando pelo interrogatório, mas, mesmo assim dos que ouviram e creram na mensagem foram cerca de 5 mil homens.



Já nos versículos 5 ao 14 relata como foi o dia seguinte dos Apóstolos, tendo os lideres religiosos da época se reunido para interrogá-los sobre a cura do paralitico e sobre tudo que pregavam. Pedro então cheio do Espírito Santo começa a falar, lembrando que eles estavam sendo interrogados por um gesto de caridade ( amor ) feito a uma pessoa necessitada, Pedro prossegue falando como Deus exaltou Jesus o ressuscitando de dentre os mortos, o mesmo que eles tinham rejeitado, e agora se tornou a pedra fundamental para qual toda humanidade precisa para sua salvação, e isso como relata a bíblia foi falado de forma poderosa, deixando os seus interrogadores surpresos por verem que tanto pedro como João eram homens simples e iletrados, e então reconheceram que eles estiveram com Jesus. amados quem anda com Jesus e se deixa ser cheio do Espirito Santo, mesmo em sua simplicidade se torna uma pessoa ousada e sabia, afinal Jesus foi um homem humilde e manso, mais cheio de sabedoria. Além disso o homem paralitico que todos eles conheciam estava de pé ao lado deles, Oh Glória ! Veja que esse homem permaneceu em união com os dois apóstolos mesmo em um momento complicado, ele poderia está em qualquer lugar aproveitando já que agora ele andava, mais mesmo assim ficou ao lado dos dois.

Então Pedro, João e o " paralitico " nos versículos 15 ao 18 foram tirados do sinédrio, e começaram ali a discutir entre eles como parar-los já que todos em Jerusalém sabiam do sinal miraculoso que eles tinham realizado, chamando de volta ordenaram que eles não mais pregassem sobre Jesus.

Meus irmão, como não podemos falar de Jesus ? A pessoa que mudou tudo em nós e nos removeu do Império das Trevas e nos transportou para o Reino de Luz do seu amor. Foi isso que Pedro e João responderam a eles, após sofrerem mais ameaças já que não podiam castiga-los foram liberados.


Nos versículos 23 em diante, vemos como a Igreja se comportava, ao serem soltos foram até seu amigos e contaram tudo que acontecera com eles, e então oraram. Hoje o que você faria se sofresse uma perseguição dessa ? Ira para a TV chorar ? Ir para o Facebook protestar dizendo que está sofrendo de Cristofobia ? Se vitimizar dizendo ser o coitadinho ? É irmão, isso que mais temos visto nos dias de hoje, pessoas se expondo as redes sociais sobre coisas que deveriam ser entregues em oração, se você quer desabafa não corra para o Facebook, se ajoelhe e ore, busque um irmão amigo e converse, então orem juntos, é assim que a Igreja se comportava e deve ser assim hoje também. Pode até parecer palavras duras, porém são necessárias, sabe porque ? Pois se fizer isso, ir na TV, no Facebook e etc, o máximo que você vai ganhar são curtidas e tapinhas nas costas como um coitadinho, mais quando se ora acontece como no versículo 31

Assim que terminaram de orar, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram plenos do Espírito Santo e, com toda a coragem saíram anunciando a Palavra de Deus.

Forte não é ? Por isso derrame em oração sua perseguições sofridas e confie em Deus que ele sabe de todas as coisas.

Então entramos em alguns pontos importante de como a Igreja vivia naquela época.


  • Um só era o sentimento e o pensar
Um só pensar e sentimento, não quer dizer que eles não tinham opiniões contraria, mais que todos tinham um único pensar, que Cristo tinha de ser pregado, e um sentimento de que devíamos amar uns aos outros como ele nos ordenou.
  • Ninguém considerava que algo era seu mais reparti entre os necessitado
Jesus nos ensinou a não acumularmos riquezas nessa terra, porém, tudo o que temos deve ser para servir ao ser reino, sei que você tem suas contas e seus planos, mais nunca se esqueça da grandeza que é estender a mão a alguém que passa necessidade, isso é o que Cristo fez por nós, então não vire as costas para pessoas que necessitam de ajuda mais ajude, assim amaremos uns aos outros. 

Por causa dessas atitudes os Apóstolos com grande poder testemunhavam a ressurreição de Jesus e a Graça de Deus era abundante entre todos, com isso entre eles não existia pessoas que passassem alguma necessidade, pois os que tinham algo vendiam para suprir a necessidade do outro, deixando assim as pés dos apóstolos confiando que eles repartiriam conforme a necessidade de cada um.

Já nos versículos 36 e 37 vemos um exemplo dessa atitude, a oferta de Jose Barnabé ( Filho da Consolação, ele era levita, nessa atitude vemos que ele restaurou sua posição, vocês sabem que a Tribo de Levi não teve porção na divisão da terra prometida, já que foi prometido a eles que sua porção seria o Senhor, mais mesmo assim ele possuía propriedade, ao receber o Evangelho libertador ele logo voltou as raízes de sua tribo e confiou na porção que o senhor tinha para eles, foi um atoa de fé voluntaria da parte dele, isso não pode ser imposta por ninguém, oferta é voluntaria não aceite valor sobre sua fé, faça aqui que o Senhor Deus tem colocado em seus coração e seja feliz. 

Que a Paz de Deus nos abençoes abraços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário