Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 5

Queridos leitores, esse capítulo começa mostrando a diferença entre agradar a Deus e querer agradar ou mesmo aparecer para outros, no final de Atos 4 lemos que Barnabé o Levita, entregou uma oferta, ele vendeu sua propriedade e colocou aos pés dos Apóstolos todo o valor, aqui foi feito por amor, ele recebeu algo que sua forma de gratidão foi a de ofertar tudo que tinham, porém, não lhe foi pedido, e muito menos desafiado a exercer sua fé, foi voluntario.



Já Ananias e Safira, por motivos que desconhecemos mais podemos supor resolveram também fazer o que Barnabé tinha feito, só que em seus corações lhe foi muito ofertar todo o valor da propriedade que eles tinham, mais nem precisavam de dar uma moeda de prata, poderiam muito bem ficar com o que era dele como mesmo é falando por Pedro, talvez por ser algo que todos estivessem fazendo eles também resolveram fazer sem entender, só que resolveram ocultar parte e fingir que deram tudo que tinham, e com resultado a morte chegou para os dois como vemos do versículo 1 ao 10, Ananias foi e ofertou então foi questionado se aquele ela todo o valor, não que ele tinha de dar mais o Espírito Santo já sabia o que acontecia em seu coração e com isso o colocou a prova, ele podia muito bem ter se arrependido e confessado seu pensamento e planejamento errado, mas escolheu mentir, e naquele momento ele mentiu a Deus e com isso teve uma consequência, ele recebeu seu salario, já que mentir e pecado e o salario do pecado e a morte, seu pagamento veio e ele caiu morto.


Jovens recolherem seu corpo e levaram para a sepultura, três horas depois chega sua mulher, deveria está a procura de seus esposo que sumira, então Pedro a perguntou sobre a oferta que seu marido tinha dado, e ela assim como Adão preferiu acompanhar seu companheiro e negar a Deus e também recebeu seu salario, da mesma forma ela morreu e foi enterrada pelos jovens que levaram o marido dela a pouco tempo atrás. Irmão não acredite quando alguém falar que você tem de dar uma oferta do valor X, ou que você tem de ofertar seu salario do mês para exercer sua fé porque Deus vai dar em dobro, ou que você tem de dar o valor do dizimo do salario que você quer receber, NÃO FAÇA ISSO, faça aquilo que o Espírito Santo tocar em seu coração. Não oferte pensando em se enriquecer, mais oferte pensando que Deus te ama e o dinheiro dado é para algo bom.

Com a unidade e humildade da Igreja Primitiva, sinais e  maravilharas eram realizadas pelos Apóstolos, eu fico pensando Pedro passando e sua sombra curando os enfermos, pessoas a anos com alguma enfermidade vim de varias cidades para serem libertar de suas dores, prisioneiros de espíritos malignos alcançava a libertação, é isso que acontecia no meio daqueles irmãos, isso fica bem evidente nos versículos 11 ao 16, onde por causa não só dos milagres mais da unidade e presença do Espírito Santo todos os dias o numero de pessoas que iam sendo acrescentadas a Igreja só crescia.

Mais Jesus disse que não seria fácil, os religiosos que mandavam no sistema da época não ficaram nada feliz com tudo que eles faziam, ainda mais que era de graça, alguma semelhança hoje ? Se você questiona alguém que vende bençãos, produtos ungidos, orações poderosas e tantas outras bizarrices, logo você é considerado como um desviado, NÃO TOQUE NO UNGIDO DO SENHOR, SÓ DEUS PODE JULGAR, e tantas outras frases prontas, mais o fato é, se os Apóstolos que enfrentaram o sistema religioso que dava lucro com a venda de animais para sacrifício tiveram de pagar um preso o que são ameaças perto do que eles passaram ? Então não se cale diante das heresias faladas para arrancar dinheiro e enganar o povo que necessita de Deus.

Pela segunda vez Apóstolos são presos, só que dessa vez algo grande aconteceu, Deus os libertou de uma forma que ninguém consegui entender, quando o dia amanheceu foram atrás deles na cadeia e acharam nada, porém, tudo esta em ordem, portas trancas, guardas nos seus postos e isso os deixou atônicos, e logo venho a noticia que deve ter estremecido eles, os Apóstolos estão no pátio do templo ensinado o povo sobre Jesus, eles fizeram o que o Senhor os mandou ao libertar eles, então foram conduzidos novamente aos Sinédrio, para serem reprendidos, e eles disseram o seguinte

É necessário que primeiro obedeçamos a Deus, depois às autoridades humanas Vs 29b

Falaram isso pois disse que já ordenaram a eles que não voltassem a testemunhar a Jesus Cristo e sua ressurreição, porém, o que ouviram foi justamente novamente o testemunho de Jesus dado por eles diretamente aos lideres religiosos da época, com isso eles se enfureceram e queriam mata-los.

Mais Deus providenciou um intercessor para eles, Gamaliel, doutor da lei e respeitado por todos se levantou e disse palavras de pura sabedoria que ainda hoje as guardo no coração, nem vou comentar vou deixa-las aqui para você mesmo ver já que elas são auto explicativas.


Então lhes disse: "Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens.
Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada.
Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos.
Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;
se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus".
Atos 5:35-39


Que sabedoria, isso é obra divina, com essas palavras eles foram convencidos e então " apenas " os castigaram mandando serem açoitados, deve ter sido dolorido receber chicotadas, muitos até questionariam sua fé, afinal qual era o erro deles ? Mais não esses homens, fizeram algo que hoje dificilmente se ver, volto a dizer preferem clamaram por vingança assim como aquela canção tão conhecida ( Sabor de Mel ) ao invés de se alegrarem como eles por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do nome de Jesus, a meus queridos eu até me emociono ao escrever isso, hoje reclamamos porque não temos dinheiro para trocar de carro, achamos muito quando alguém rir de nós por sermos de Deus, mais eles sangraram e se alegraram por serem dignos, eu quero muito ter esse sentimento em minha, por isso me esforço para reclamar menos e agradecer mais. Por isso só por hoje e amanhã vamos deixar as reclamações de lado e vamos agradecer, sei que Deus se alegrara de mais da gente, não reclame do frio, agradeça pela cama que você tem para se deitar, você topa isso ?

Então depois dessas perseguição os Apóstolos e a Igreja permanecia unidade como vemos no Vc 39

E, todos os dias no templo, bem como de casa em casa, não deixavam de pregar e ensinar que Jesus Cristo é o Messias. 

Então vamos deixar as reuniões de estrategias para ganhar alma de lado, vamos deixar um tanto de coisa desnecessária de lado e vamos focar em Testemunhar ( pregar ) e ensinar que Jesus Cristo é o Messias que veio para salvar toda a humanidade.

Você tem lido os estudos ? O desafio de hoje é dois.

Comente abaixo sobre o que você está achando dos estudos.  

Convide um amigo a entrar no blog e ler os estudos.

Você quer seu um autor do Blog ? Entre em contato que teremos o prazer de ter você como um parceiro. Envie seus dados e o motivo de querer participar azevedo12@gmail.com

Que a Paz do Senhor esteja sobre você e sua família ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário