Páginas

sábado, 7 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 8

Após a morte de Estevão a Igreja começou a ser perseguida, Saulo se tornou um carrasco que ia de casa em casa prendendo aqueles que testemunhavam sua fé em Cristo Jesus, as pessoas não conseguem entender como pode a Igreja de Jesus ser perseguida desse jeito, irmão morrem e Deus não fazer nada, olha você lembram-se da palavra que Jesus deixou em Atos 1: 8 ? Então volte lá e leia p versículo 1 de atos 8, que bacana, em atos 1: 8 Jesus deixa a eles uma missão que começa a se realizar em Atos 8: 1, por causa da perseguição que veio aos irmãos de Jerusalém eles tiveram que se dispersar pela Judeia e Sumária, assim acontecendo o propósito do Senhor na vida da Igreja.



Tem vezes que nos acomodamos na nossa Jerusalém que nos esquecemos do propósito do Senhor pelo qual fomos chamados, tudo tem um propósito debaixo do céu como diz em Provérbios 3: 1 Para todas as realizações há um momento certo; existe sempre um tempo apropriado para todo o propósito debaixo do céu. Era tempo de a Igreja sair de Jerusalém, talvez você esteja passando por alguma coisa que não consegue entender, saiba que pode ser um propósito do Senhor para te tirar da sua zona de conforto e levar você para os lugares que ele quer que esteja então não murmure, mas procure orar e entender o projeto dele para sua vida nesse momento. Por causa da morte do diácono Estevão a Igreja começou seu projeto de missão, e por isso outras cidades foram alcançadas pelo poder do Evangelho de Deus, e Estevão assim como Jesus não ficou desamparado mesmo após sua morte, homens piedosos fizeram questão de sepultarem o corpo do mártir Estevão e choraram pela perda.

Então temos o relato em Atos do primeiro missionário, Filipe foi para alguma cidade da Samaria, como sabemos Israel foi dividida e com isso teve a criação do Reino do Norte, que se afastaram dos mandamentos do Senhor e construíram para eles ídolos I RS 13. 28 com isso existiam um preconceito contra os samaritanos, como podemos ver na passem da mulher samaritana com Jesus em João 4, e a parábola do bom samaritano Lucas 10, Jesus veio para quebrar todo o passado e nos tornar um só povo, então o Evangelho chegou a Samaria, e Filipe com sinais e maravilhas dava testemunho do Senhor Jesus, pessoas eram libertas de Espíritos malignos e curadas de todas as doenças.

Nessa cidade certo mago chamado Simão engana a todo o povo com feitiçaria, mais a frente vamos falar um pouco mais dele. Filipe anunciando as Boas Novas do Reino de Deus fez com que muitos tanto homens como mulheres passassem a crer em Jesus e a serem batizados, e isso deixou o Mago Simão curiosos levando a ele também declarar que cria e se batizar, ele seguiu a Felipe de perto e viu todos os sinais e maravilhas que eram realizados por Filipe.


Logo os apóstolos souberam que o povo de Samaria receberá a palavra de Deus e enviaram a Pedro e João para que também os Samaritanos recebam o Espírito Santo, os dois iam e empunham as mãos sobre eles que recebiam o Espírito Santo, agora o Ex Mago Simão (irmão tenho de fazer esse atento, não devemos nos impressionar pelos Ex e sim por que a pessoa é hoje, não é que no passado a pessoa era um lixo e agora tá bonitinho que devemos achar que seu testemunho é forte, testemunho forte e testemunhar a Cristo, e ser como ele no dia atual, fico incomodado quando vejo a pessoa dando mais valor ao que ela era do que o que ele é hoje graças a Jesus), ficou impressionado que para receber o ‘’ Poder ‘’ Simão até mesmo se converteu, ele não ficou impressionado com a mensagem, e sim com o poder, hoje em dia isso também se repete, ele ofereceu dinheiro pra comprar o Espírito Santo e como resposta teve a repreensão de Pedro. A história secular registra por meio de vários autores e historiadores da época, que Simão e sua assistente Helena, partiram para Roma, onde ele continuou a praticar suas artes mágicas e fundou uma seita. Essas ações parecem naturais de quem tenha sido salvo realmente? Alguns podem dizer, com base no verso 13, em que lemos que “Simão creu". As Escrituras não dizem, em Marcos 16:16, que "quem crer e for batizado será salvo"? Simão creu e foi batizado, de modo que como dizemos que ele não era salvo? Bem, para os principiantes, precisamos deixar claro que a crença precisa ter um objeto e, no caso dos cristãos genuínos, esse objeto é Jesus Cristo. Simão creu — mas o objeto da sua fé não foi Jesus Cristo, conforme ficou evidenciado por suas ações e pela severa repreensão de Pedro. O objeto de sua fé aparentemente foi o ensino e os milagres de Filipe, como indicado no verso 13 — e esse tipo de crença não salva uma alma.

Então Pedro e João ao pregarem a Palavra de Deus a vários povoados da Samaria eles voltaram apara Jerusalém, Filipe por sua vez recebeu um chamado para dar continuidade a Atos 1: 8 foi levado para evangelizar um Eunuco Etíope do alto escalão da Rainha Etíope, esse Eunuco que tivera ido a Jerusalém adorar a Deus tinha sede pela verdade, e analisando os escritos de Isaias teve uma necessidade de saber o que ele dizia então Filipe se aproxima e diz que pode explicar para ele, com isso após Filipe lhe contar a respeito de Jesus Cristo esse Eunuco creu e quis se batizar, então foi batizado por Filipe que de imediato vou levado pelo Espírito do Senhor para outro local e lá continuou a pregar o Evangelho pelas cidades.



E o Eunuco voltou para a Etiópia onde certamente testemunhou sua nova fé em Cristo Jesus, tanto para Rainha como sua família e amigos, com isso Atos 8: 1 está finalmente começando a atingir os confins da Terra, hoje ele chegou a nós, e temos a missão de dar continuidade em anunciar para todos ás Boas Novas de Deus através de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

9 comentários: