Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 9

Atos 9 começa falando de um carrasco da Igreja Primitiva, Saulo respirava ameaça e morte contra os discípulos, ao ponto de ir até outra cidade para caçar essas pessoas, mas meus queridos, Deus é soberano e Saulo acabou tendo um encontro contra quem ele persegui e isso mudou sua vida, no versículo 4 diz o seguinte:

Então, ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe afirmava; “Saulo, Saulo por que me persegues?”.

Então Saulo pergunta a Jesus o que ele deveria fazer e Jesus passa instruções para ele que se levantando não estava enxergando mais nada e teve de ser levado até Damasco, ao chegar lá ele ficou três dias sem ver, sem comer e beber, aqui queria levantar uma questão, veja o que ta escrito e me responda nos comentários o que você pensa.


Por três dias esteve cego, durante os quais não comeu, nem mesmo bebeu – versículo 9

Ao ler esse texto me veio duas possibilidades para Saulo ter ficado esses dias sem comer e beber, primeiro seria por ele estar jejuando, só que se fosse isso eu acredito que Lucas teria deixado escrito isso, já que ele era tão detalhista em seus relatos, a segunda opção que achei mais correta seria sofrimento, Saulo teve um encontro com Jesus e isso lhe mostrou todos os seus erros, inclusive as mortes dos discípulos como o diácono Estevão, isso em mim geraria uma tristeza profunda, já que toda a minha religiosidade e crença de que estava fazendo a coisa certa aquilo que agradava a Deus era na verdade mentira, isso me deixaria muito triste irmãos, eu creio que foi isso que Saulo sentiu, volto a dizer se estivesse jejuando Lucas teria deixado bem claro, então fico com a segunda opção e você o que acha? Tem outra visão dessa passagem? Não deixe de comentar lá em baixo.

Mas uma das coisas que mais me impressiona em Atos 9 é sobre Ananias, nesse capítulo poderíamos fazer uns 5 estudos sem esforço, porém gosto muito de Ananias, ele teve uma visão bem descrita e sabia ser de Deus, só que a missão era dura e perigosa, ir até o perseguidor e assassino dos seguidores de Jesus ainda mais sabendo que ele foi até Damasco justamente para prender e matar eles, Jesus respondeu a ele dizendo qual seria a missão de Saulo no versículo 15, mais voltando a Ananias fico pensando ele saindo de casa indo até a rua chamada Direita e procurando pela casa de Judas, então ele acha e pergunta é ai que tem um homem de Tarso chamado Saulo? Queridos isso é visão de Deus, além de ser clara tem um propósito, não aquelas que dizem Cuidado que vai acontecer algo com você! Ou coisas do tipo, Deus é claro e com propósito, Ananias experimento um profundo relacionamento com Deus que o levou a receber essa visão e ser usado não só para curar Saulo mais como também para batizar ele e o discípula em seus primeiros dias.


Do versículo 20 ao 22 podemos ver como Deus trabalha, Saulo saiu para Damasco com o propósito de persegui e matar os discípulo ali, só que Deus fez com que Saulo desse testemunho de Jesus para os Judeus que não entendiam como o homem que persegui a igreja em Jerusalém agora falava que Cristo é o Filho de Deus, e isso fez com que eles tramassem para mata-lo por duas vezes e em uma delas tiveram que o descer dentro de um cesto o muro para ele escapar da morte, ai Saulo já começa a passar por tribulações que o seguiram por toda sua vida de fé.

Saulo então volta para Jerusalém logo foi se juntar com os da sua fé, porém, os discípulos não acreditavam que Saulo era um verdadeiro discípulo o rejeitaram, só que Deus nunca nos deixa sem direção e com isso levantou o Levita Barnabé, aquele que em Atos 4: 36 e 37 vendeu sua propriedade, segundo a tradição era possível que ele e Saulo estudaram juntos na escola de Gamaliel já que no versículos 27 mostra que Barnabé tinha uma proximidade a Saulo e o levou aos apóstolos para falar sobre tudo que tinha acontecido com Saulo no caminho de Damasco, Barnabé e Saulo (Paulo) foram companheiros durante um tempo que vamos abordar ao longo desse estudo de Atos, Saulo então através da intervenção de Barnabé passou a ter liberdade entre os irmãos e pregar com ousadia até mesmo para os Judeus Gregos que planejavam mata-lo e por isso ele foi levado para Tarso.

Do versículo 31 ao 43 Lucas separa para falar sobre o ministério de Pedro, relata à cura de Enéias um homem que estava a 8 anos de cama paralitico, então Pedro anuncia que Jesus cura a Enéias e o mesmo foi curado instantaneamente, por causa desse sinal todos que presenciaram esse sinal de Lida e Sarona se converteram ao Senhor. Logo então Lucas passa a relatar sobre uma discípula de Jope chamada Tabita que ajudava com boas obras financeiras os pobres, só que ela adoeceu e morreu, Pedro estava em Lida que era próximo de Jope por isso os discípulos enviaram duas pessoas para levar Pedro até Jope sem demora, quando chegou lá foi até a casa onde Tabita estava e viu as viúvas chorando, vocês podem ter certeza que Tabita era uma pessoa muito amável e querida por todos eles tiveram o trabalho de ir buscar a Pedro e também vemos as viúvas chorando por ela mostrando os vestido que Tabita fez para elas, como sabemos naquele época ficar viúva era muito difícil, e Tabita cuidava delas e fazia a verdadeira religião como diz em Tiago 1: 27, Pedro então pedindo que todos se retirassem e colocando de joelho fez a única coisa que ele podia fazer, orar, tem pessoas que menosprezam esse ato, em certas situações a única coisa que podemos fazer é orar e acreditar no Senhor, foi o que Pedro fez e com isso levantou olhou para o corpo de tabita e disse:

  Tabita, tevanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se Vs 40b


Logo toda a Jope soube do que aconteceu e novamente muitos creram no Senhor Jesus, como podemos ver todos os sinais realizados foram para que as pessoas pudessem ver o poder de Deus e se converterem, toda cura tem um propósito, infelizmente hoje muitas pessoas tem menosprezado esse propósito e feitos desses sinais propaganda para se promoverem pessoalmente ou o seu ministério, veja que Pedro pediu para se retirarem, ele podia orar ali na frente e curar mais ele queria glorificar o nome de Deus, não receber gloria para si como vamos ver mais a frente em Atos que os Apóstolos faziam questão de não se vangloriarem em tudo que faziam mais se humilhavam e davam honra e Glória a Deus.

 Nossa que coisa deliciosa Atos 9, conhecemos um pouco mais da conversão de Saulo e do homem chamado Ananias que foi um verdadeiro Cristão ao ter uma vida com Deus e obedecer seu propósito mesmo sendo difícil e perigoso, o que falar de Barnabé? Um grande discípulo que vamos ter o privilegio de falar dele varias vezes nessa sequência de estudos, conhecemos Enéias um homem que foi curado pelo ministério de Pedro e a Tabita mulher de Deus que foi ressuscitada, estudar a bíblia é muito bom que podemos ver como nossos irmão viviam e buscarmos força para sermos cada dia um Cristão melhor.

Desafio de hoje:

  • Ore pelo Brasil, estamos vivendo situações difíceis com isso gostaria de convidar a todos tirarem o dia de hoje e fazerem uma oração pela nossa nação, para que o reino de Deus venha sobre o Brasil e que seja feita a vontade dele.



É isso fim de mais um estudo, espero que esteja gostando um abraço e a Paz do Senhor Jesus! 

11 comentários:

  1. Amém!Gostei muito da clareza como foi colocado, e penso da mesma forma, Paulo deve ter perdido totalmente o apetite, por a dor ser muito grande, uma vez que pensava estar a serviço de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Rita muito maravilhoso é muito bom essas reflexões pois vem nos ajudar muito a querer cer como esses dicipulos do passado ou pelomenos nos espelhar neles

    ResponderExcluir
  3. Muito claro, por mais estudos assim!
    Deus abençoe grandemente sua vida

    ResponderExcluir
  4. Muito bom vou pregar essa mensagem me ajudou muito.....

    ResponderExcluir
  5. Aleluia,glórias a Deus🙌
    Penso mesmo com o irmão a respeito de Paulo, pelo fato dwle ficar sem comer e beber durante 3 dias.
    A tristeza,a angustia lhe deixou totalmente sem apetite.
    Que Deus continue usando o irmão com esses maravilhosos estudos da Palavra de Deus.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor Jesus. Excelente estudo e explicação. Eu também fico com a segunda opção, pois o amor de Deus verdadeiramente nos constrange. Louvado seja Deus por esse amor incondicional 🙏

    ResponderExcluir