Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 10

O capítulo de Atos 10 relata a chegada do evangelho aos gentios, começa relatando sobre certo homem chamado Cornélio ao qual era comandante de mais de 480 soldados Romanos, Lucas relata que tanto Cornélio como sua família era pessoas piedosas que praticavam o ata de ajudar os pobres, Cornélio era um home que orava e jejuava e em um desses momentos lá pelas três horas da tarde ele teve um visão clara, leitores eu creio muito nos dons do Espírito Santo só que hoje as pessoas tem feito pouco caso em busca de manter a aparência acabam inventando as coisas podemos ver que as visões bíblicas sempre tinham o propósito claro, ainda mais as que estão relatas em Atos e nessa não foi diferente Deus atendeu a Cornélio como podemos ver no versículo 4b.

 “Tuas orações e esmolas aos necessitados subiram como oferta memorial à presença de Deus.


Então Deus lhe mostra a Pedro pelo qual ele deveria buscar para fazê-lo saber tudo o que deveria fazer, ele imediatamente mandou que o buscassem e como Deus não é de confusão já estava preparando a Pedro. Sabemos que os Judeus não podiam se misturar com pessoas gentias e com isso se os homens de Cornélio chegassem a Pedro sem Deus ter preparado ele com certeza não seguiria até Cornélio, no outro dia Pedro sobre ao telhado para orar por volta do meio-dia e teve uma visão que a principio deve ter sido difícil de Pedro compreender já que a mesma apareceu para ele por três vezes, após os homens chegarem Pedro ainda meditava sobre o ocorrido e então o Espírito Santo diz que ele deveria seguir os três homens.
Pedro foi e ao encontrar com Cornélio que veio se ajoelhando e adorando logo foi interrompido por Pedro que disse o seguinte “levanta-te, pois sou tão humano como tu és”. Logo em seguida vemos que Pedro entendeu a visão

E lhes explicou: “Vós bem sabeis que é conta a nossa Lei um judeu associar-se a qualquer gentio, nem mesmo por uma breve visita. Contudo, Deus revelou-me que a nenhuma pessoa devo considerar impura ou imunda.
Por essa razão, assim que fui procurado, vim sem qualquer objeção. Agora, pois, vos indago:” Por qual motivo me mandastes chamar?”.


Então Cornélio conta à experiência que ele teve com Deus para Pedro ao qual teve certeza naquele momento que Deus não trata nenhum tipo de pessoas diferente, em seguida então começa a testemunha sobre Jesus como ele viveu, sua morte, sua ressurreição e como andou com eles durante 40 dias seguidos e sua missão deixada aos discípulos para testemunharem em todos os lugares da Terra que aquele que crê recebe o perdão dos seus pecados, mediante o nome de Jesus Versículo 43.
Logo esses gentios entenderam a mensagem de Cristo e por isso receberam o Espírito Santo sobre eles de imediato, por esse motivo os judeus que foram com Pedro ficaram todos admirados, que coisa tremenda, pessoas que para eles não eram dignas de se quer conviver receberam o Espírito Santo de Deus, foi ai que os primeiros gentios se tornaram Cristãos que forte, só faltava agora uma coisa para eles, receberem o batismo nas águas, veja que Deus derramou o Espírito Santo antes em Cornélio sua família e amigos para que ninguém fosse contra o batismo nas águas deles basta ler o versículo 47 que diz claramente.

“Será possível que alguém ainda recuse água e impeça que estes sejam batizados? Eles, assim como nós, receberam o mesmo Espírito Santo!”

Ai qualquer argumento que alguém pudesse falar contra o batismo dos gentios foi quebrado e ai continuou a missão de pregar o evangelho a todos os confins da Terra. Logo foram batizados e pediram que Pedro permanecesse mais algum tempo com eles, até eu iria querer já que quando no convertemos a Cristo nossa sede é tanta que queremos cada vez mais saber sobre as grandezas de Deus, isso que temos de resgatar hoje em dia assim como os primeiros gentios convertidos a Cristo, temos de ser constantes em querer aprender mais de Deus, por isso já deixo aqui que após o estudo de atos entraremos em outro livro, para que eu e você possamos nos aprofundar cada vez mais no conhecer a Deus.

Que capítulo 10 em, Deus trabalha como ele quer é isso que temos de entender em atos 10, e mais uma vez Lucas relata como Pedro era um verdadeiro discípulo nada parecido com aquele que negou a Jesus três vezes, mais sim um homem que morreria verdadeiramente por Jesus Cristo, assim como foi.

Desafio do Dia:

  • Essa semana separe um horário para orar todos os dias, peça direcionamento de Deus em sua vida.
  • Orem pela Igreja perseguida no Mundo, eles precisam de nossas orações.


É isso, Atos é tremendo então não fique somente no estudo mais leia cada capítulo que garanto Deus vai falar individualmente com você assim como tem falado comigo.

Que a Paz e Graça do nosso Deus estejam com você!


4 comentários: