Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 11

Então os discípulos de Jerusalém ficaram sabendo que também os gentios tinha recebido a Palavra de Deus e com a chegada de Pedro correram para questiona-lo por estar comendo na casa de pessoas impuras, logo Pedro começou a contar tudo para eles que tinha acontecendo, sobre sua visão e a de Cornélio e como Deus derramou o Espírito Santo sobre eles como vimos em Atos 10, podemos ver isso nos versículos 4 ao 15, lembrando os Judeus possuíam um preconceito religioso com pessoas não judias, era tradição deles não se misturarem com povos de outra nação para não se corromper o seus costumes e adoração a Deus, por causa disso mesmo convertidos a Cristo ainda assim existia essa barreira para ser quebrada, e nada mais certo que Pedro ser usado para mostrar que Jesus veio para todos receberem perdão pelos seus pecados.

E naquele momento lembrei-me do que o Senhor me havia dito: “João, de fato, batizou em água, no entanto, vós sereis batizados com o Espírito Santo!”


Diante de tudo que Pedro disse e como Deus havia se manifestado aos gentios derramando sobre ele até mesmo o Espírito Santo logo os discípulos não tinham mais argumentação contra Pedro e então glorificaram a Deus por até mesmo os gentios terem sidos alcançados pela Palavra de Deus para arrependimento e para a vida.

Como já disse em outro estudo que com a morte do diácono Estevão muitos se espalharam para se cumprir Atos 1: 8, e esses que se espalharam pela perseguição a Igreja continuaram a testemunhar a Jesus por onde fosse, a maioria pregava a palavra apenas para judeus, porém, alguns também pregavam para os gregos e isso chegou ao conhecimento da Igreja em Jerusalém ao qual enviaram a Barnabé para sua primeira missão, chegando lá muito se alegrou e motivou os irmãos a permanecem na fé, Lucas relata que Barnabé era um homem de Deus como podemos ver no versículo 24

Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma multidão considerável de pessoas foi acrescentada ao Senhor.

Logo Barnabé foi ter com Saulo em Tarso, como bem falamos muito provavelmente os dois já tinham uma amizade com até mesmo a possibilidade de terem estudado juntos ma escola de Gamaliel , Barnabé então levou Saulo junto para Antioquia onde ficaram juntos por um ano ensinando a todos naquele lugar, ali foi onde os discípulos da Igreja Primitiva começaram a ser chamados de Cristãos rompendo definitivamente o conceito que somente os judeus seriam discípulos dando então um novo “rotulo” aos seguidores de Jesus Cristo.


Para alguns pelos estudos passados podem até mesmo pensar que não creio nos dons do Espírito Santo, porém, eu creio muito só que com propósito, atos 11: 27 ao 30 mostra como o dom de Profecia deve ser, o Profeta Ágabo e alguns outros foram até Antioquia e deixaram uma profecia de uma grande fome que cairia sobre todo o mundo, com isso os irmãos de Antioquia dentro da possibilidade de cada um resolveram enviar ajuda para Judéia, e mandaram então os amigos e irmãos Barnabé e Saulo para entregar aos ofertas em mãos aos anciões.

Um detalhe que podemos ver nesses primeiros capítulos de Atos que descreve a parceria de Barnabé e Saulo, é que Barnabé é sempre referido na frente de Saulo isso é proposital para indicar que Barnabé tinha um influencia maior que Saulo, ao longe de atos vamos observar que ouve uma troca de posicionamento dos nomes, agora não são mais chamados de judeus e sim de Cristãos, discípulos de Jesus Cristo o Senhor de tudo.

É isso Atos 11 foi rapidinho mais profundo, podemos ver como o evangelho de Cristo não faz acepção de pessoas, mas acolhe todos que se arrependam e buscam ao Senhor.

Desafio do dia:

Procure por um irmão que precisa de ajuda e tente socorrer ele dentro da sua possibilidade assim como os irmãos de Antioquia fizeram com os da Judéia.


Bom é isso, que a Paz do Senhor esteja em cada uma de nossas casas. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário