Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 12

Agora em Atos 12 começamos a ver um pouco da perseguição a Igreja Primitiva, Herodes Agripa neto de Herodes o Grande (que determinou a matança dos inocentes) começou uma perseguição aos Cristãos para maltratá-los, como no versículo 2 podemos ver que ele matou o Apóstolo Tiago irmão de João, Tiago juntamente com João e Pedro eram do circulo mais próximo a Jesus como podemos ver nos relatos dos Evangelhos, Tiago então foi morte e isso agradou os judeus daquela época e Herodes vendo isso prendeu também a Pedro com 4 escolta de 4 soldados cada para colocara-lo em um julgamento publico após a Páscoa, no versículo 5 podemos ver claramente atitude da Igreja diante de uma situação dessa.

Assim, Pedro estava detido no cárcere, mas a igreja orava fervorosamente a Deus a favor dele.


Podemos ver do versículo 6 até o 11 a resposta de Deus ao clamor da Igreja por um irmão que estava em sofrimento, Deus ainda tinha muita coisa em que usar Pedro por isso ele foi salvo nessa situação já que se permanecesse preso provavelmente teria sido condenado à morte, e a Igreja ainda precisava fortalecer sua fé pelas grandes perseguições que ainda viriam, logo Pedro correu até a Casa de Maria mãe de João Marcos (guarde esse homem em sua mente) onde as pessoas estavam reunidas em oração, olha que forte juntos orando enquanto Deus trabalhava, Pedro ao bater na porta e chamar foi ouvida por Rode que tinha ido atender a porta só que ao reconhecer a voz de Pedro teve tanta alegria que nem o atendeu mais correu para avisar a todos que Pedro estava ali só que a principio não acreditaram mas com a insistência dele foram conferir e viram a Pedro livre diante deles, amigos fico imaginando a felicidade deles, como no versículo 17 Pedro com sinal pede para fazerem menos barulho só me leva a imaginar a euforia que foi todo o povo dando glória e gritando, Pedro tá aqui ! Oh Glória! Louvado seja Deus! E tantas outras frases de alegria que nem consigo imaginar.

Logo amanheceu o dia e a cadeia ficou alvoroçada e Herodes mandou que todos fossem interrogados e após isso foram executados relatos nos versículos 18 ao 19 que começa falando da ida de Herodes para Cesareia onde permaneceu algum tempo.


Herodes possuía problemas com Tiro e Sidom o que o deixou irado mais foi promovido uma reunião para resolverem essa situação já que dependia de Herodes. Certo dia ao ir se pronunciar a todo o com trajes majestosos falou aquele belo discurso que hoje em dia vemos aos montes, após isso foi ovacionado pela multidão dizendo que sua voz era de um deus e não de homem, querido você pode cantar de mais, pode pregar de mais, pode fazer tudo perfeito e as pessoas falarem isso, o que você não pode aceitar e a glória que é de Deus e Herodes a tomou para si não dando a Deus a glória que é dele, tudo o que fazemos só é possível pela permissão de Deus em nossas vidas por esse motivo tudo é dele e para ele.

Gostaria de deixar aqui um relato de um texto que li recente e gostaria de partilhar com os irmãos.

Naturalmente, esta é o próprio tipo de história que os céticos dizem que prova que a Bíblia não é historicamente acurada. É muito forçada, eles dizem, para ser verdade.

Acontece, contudo, que a morte de Herodes Agripa é contada também pelo historiador judeu do primeiro século, Josefo. Sua narrativa diz: 

“Então, quando Agripa tinha reinado durante três anos sobre toda a Judéia, ele veio à cidade de Cesaréia, que antes era chamada Torre de Strato, e ali ele apresentou espetáculos em honra a César, ao ser informado que ali havia um festival celebrado para se fazerem votos pela sua segurança. Em cujo festival uma grande multidão de pessoas principais se tinha reunido, as quais eram de dignidade através de sua província. No segundo dia dos quais espetáculos ele vestiu um traje feito totalmente de prata, e de uma contextura verdadeiramente maravilhosa, e veio para o teatro de manhã cedo; ao tempo em que a prata de seu traje sendo iluminada pelo fresco reflexo dos raios do sol sobre ela, brilhou de uma maneira surpreendente, e ficou tão resplendente que espalhou horror entre aqueles que olhavam firmemente para ele; e no momento seus bajuladores gritaram, um de um lugar, outro de outro lugar, (ainda que não para o bem dele) que ele era um deus; e acrescentavam: ‘Sê misericordioso conosco, pois ainda que até agora te tenhamos reverenciado somente como um homem, contudo doravante te teremos como superior à natureza mortal’. Quanto a isto o rei não os repreendeu, nem rejeitou sua ímpia bajulação. Mas, estando ele presente, e depois olhou para cima, viu uma coruja pousada numa corda sobre sua cabeça, e imediatamente entendeu que este pássaro era o mensageiro de más notícias, como tinha sido antes mensageiro de boas notícias; e caiu na mais profunda tristeza. Uma dor severa também apareceu no seu abdome e começou de maneira muito violenta. Ele portanto olhou para seus amigos e disse: ‘Eu, a quem chamais deus, estou presentemente chamado a partir desta vida; enquanto a Providência assim reprova as palavras mentirosas que vós agora mesmo me disseram; e eu, que por vós fui chamado imortal, tenho que ser imediatamente afastado depressa para a morte...’ Quando ele acabou de dizer isto, sua dor se tornou violenta. Desse modo, ele foi carregado para dentro do palácio; e o rumor espalhou-se por toda parte, que ele certamente morreria dentro de pouco tempo... E quando ele tinha se esgotado muito pela dor no seu abdome durante cinco dias, ele partiu desta vida” (Antiguidades, XIX, 7.2).

Josefo é muito mais prolixo do que Lucas, mas a concordância entre as duas histórias é tocante. Os relatos são bastante diferentes, para que nenhum pudesse sido copiado do outro. E são bastante semelhantes para atestar um ao outro a autenticidade, ainda que Josefo pareça acrescentar alguns promenores até fantasiosos.

Este é um exemplo de como as fontes antigas, não cristãs, dão testemunho da exatidão histórica da Bíblia. 

Herodes tomou para si aquilo que era de Deus e o resultado foi terrível como podemos ver em Atos 12: 23b

No mesmo instante um anjo do Senhor o feriu, e ele morreu comido de vermes

Quando homens tem negado a glória a Deus ? Irmão muito tem caído por tentarem se colocar como deus então espero que você nunca chegue a esse ponto pois infelizmente pode não ter volta.
Versículo 24 diz o seguinte:

Entretanto, a Palavra de Deus continuava a espalhar-se por toda a parte, multiplicando-se.

Glória a Deus ! Que maravilhosa coisa é a Palavra de Deus se espalhar por todo lugar, isso é Atos dos Apóstolos que mesmo em grande luta o testemunho de Cristo não deixou de ser dado levando assim muitos a se arrependerem e passarem a tem uma vida ao lado de Jesus, é isso que devemos buscar hoje em dia para a Igreja atual, levar a Palavra de Deus a todos os lugares, até mesmo dentro das Igrejas.

No último versículo de Atos 12 podemos ver três personagens que terão grande importância mais a frente em Atos, Barnabé, Saulo e João Marcos aquele que falei acima para guarda na sua mente, ele é uma pessoa que tem muito para nos ensinar, principalmente o valor do perdão e da amizade.


É isso, já se foi Atos 12 que nos mostra novamente o valor da oração da Igreja em conjunto e o poder de Deus para nos ajudar, além de nos ensinar a não querermos reter a glória que deve ser dada somente e Deus. Espero que te edifique a leitura desse estudo um abraço e a Paz do Senhor! 

Desafio do Dia:
  • Comente logo abaixo para sabermos como está sendo a receptividade dos leitores ao estudo.
  • Vote na enquete sobre qual livro na bíblia com base o novo testamento você gostaria de uma nova sequencia de estudos. 

5 comentários:

  1. Muito boa a citação de Flavio Josefo.

    ResponderExcluir
  2. Amei o estudo. Inclusive em saber e entender o quanto é importante a oracor da igreja apoiada em um mesmo propósito.

    ResponderExcluir
  3. Flávio Josefo esclarecedor,!!!!! Oh glórias

    ResponderExcluir
  4. Foi de muita relevância para o meu elevo espiritual aonde acrescenta no meu aprendizado e acima de tudo em minha fé louva-a-deus por vossa vida e Deus continue vos abençoando em nome de Jesus

    ResponderExcluir