Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 13

Agora teremos um primeiro relato da viagem missionária de Barnabé e Saulo, no primeiro versículo de Atos 13 podemos ver como o evangelho de Deus cresceu ao vermos que até mesmo entre os da fé existia um irmão de criação de Herodes o governador, e começa o versículo dois com um relato de como a Igreja se comportava, serviam, adoravam e jejuavam com isso o Espírito Santo revelou a eles que separaram a barnabé e Saulo que passou a ser conhecido como Paulo para uma missão que o Espírito Santo lhes tinha dado.

Dirigidos, portanto, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre Vs 4.


Logo podemos ver que além de Barnabé e Paulo, João Marcos seguiu com eles, só para lembrar Marcos era sobrinho de Barnabé e a quem é dada autoria do Evangelho de Marcos.

Os três prosseguiram anunciando a Palavra de Deus até encontrarem com Bar-Jesus conhecido como Elimas, o mago, já que ele praticava a feitiçaria e tinha influencia com o procônsul Sérgio Paulo ao qual ouviu falar de Barnabé e Saulo e pediu para que eles fossem até ele, mas, eram impedidos por Elimas que queria afastar o procônsul da fé em Cristo Jesus por esse motivo o agora Paulo cheio do Espírito Santo o repreendeu declarando a Palavra de Deus mostrando assim contra quem ele estava lutando e por esse motivo Elimas ficou cego por um tempo. 

O procônsul vendo tudo que aconteceu creu, então foram para Perge e Paulo continuou pregando nas sinagogas e nesse momento João Marcos os abandonou e voltou para Jerusalém, mas Paulo e Barnabé continuaram indo mais longe pregando a palavra de Deus. Já em Antioquia da Psídia foram encorajados a falarem na sinagoga no sábado, logo Paulo começou a falar a eles como podemos ler dos versículos 16 ao 41, passou pela historia de Israel e toda a promessa que Deus fez para a nação que enviaria um Rei que estaria no trono eterno de Israel, chegou a João Batista que também profetizou a vinda de um Messias que ele não seria nem digno de desatar as sandálias, ao chegar a Jesus disse tudo que os profetas profetizaram sobre sua vida, morte e ressurreição e como foi rejeitado. Essa mensagem mexe com qualquer ser humano, saber que alguém que não tinha culpa se entregou para que você pudesse ter vida eterna é uma coisa maravilhosa e por esse motivo convidaram a Paulo e Barnabé para voltarem a falar para eles, só que as pessoas não poderiam esperar até sábado para ouvirem essas maravilhas de Deus.


No outro sábado Paulo começa a ensinar os gentios já que quase toda a população da cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus, só que novamente podemos ver no versículo 45 que os religiosos judeus da época não ficaram felizes com isso.

Entretanto, quando os judeus observaram a multidão ficaram tomados de inveja e, de forma desrespeitosa e ultrajante, contradiziam o que Paulo pregava.

Paulo e Barnabé não se acanharam mais com ousadia pregaram as Palavras de Deus, afirmando que primeiro veio à salvação para os judeus que a rejeitaram e em seguida foi dada para todos os gentios Salvação em todo lugar da terra. 

Irmãos vocês conseguem entender que coisa maravilha é essa nos versículos 46 ao 49, pois sem eles a Palavra de Deus não poderia ter nos alcançado e hoje não seria salvos pela Graça de Deus, você pode dar um glória Deus por isso? Peço que pare a leitura do estudo e leia esses versículo se já leu gostaria que voltasse lá para lê-los novamente antes de retornar a leitura do estudo.

Você viu a reação daquele povo que se tornou nossos irmãos? Se alegraram e glorificaram a Deus, hoje temos esquecido esse amor pela Palavra de Deus vamos aos cultos por ir não sentimos aquela alegria ao ler a bíblia e ao orar parece ser apenas uma obrigação religiosa que aprendi e tem de fazer para ir pro céus, não querido precisamos ter alegria na Palavra do senhor e exaltar o seu Santo Nome a todo o momento, vamos resgatar essa alegria que os gentios daquela cidade sentiram ao ouvir tais palavras.

Só que a tribulação está perto, e naquele momento os judeus tramaram para perseguirem a Paulo e Barnabé, tal perseguição forçou a eles saírem daquele território e isso acontece muitas das vezes em nossa jornada ao evangelizarmos algumas pessoas, só que não podemos parar temos de fazer como os dois fizeram. 

Estes, contudo, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio.

Porém a Igreja que ficou não parou como relata o ultimo versículo de Atos 13, os discípulos continuaram firmes e viveram com plena alegria e do Espírito Santo.

Atos 13 mostra a primeira viagem missionária de Barnabé e Paulo, e como João Marcos os abandonou por causa das perseguições, Se existe um personagem que passei a gosta depois de estuda-lo foi João Marcos ou somente Marcos o escritor do Evangelho de Marcos, em Atos 13 ele se mostra inútil ao abandonar a Barnabé e Paulo e por esse motivo muitas coisas aconteceram, mais faço questão de um dia fazer um estudo somente sobre Marcos, pois ele muito tem para nos ensinar como discípulos de Cristo, podemos hoje ser inúteis para alguma função, mas te garanto que você é valioso como João marcos foi, como já disse guarde esse nome com você ele foi uma pessoa que teve uma grande participação em alguns momentos da Igreja Primitiva. Espero que atos 13 possa estar falado com você.

Desafio do dia:


  • Fale no dia de amanhã para alguém a passem do Evangelho de  João 13: 16 
  • Novamente convido a deixar seu comentário. 


Paz do nosso Senhor Jesus! 

2 comentários:

  1. Excelente estudo que o Senhor continue abençoando e concedendo cada vez mais discernimento e unção.

    ResponderExcluir
  2. Amém, muito edificante🙌 Deus abençoe

    ResponderExcluir