Páginas

sábado, 14 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 14

Paulo e Barnabé como de costume foram até a sinagoga e pregaram sobre a Palavra de Deus tendo como efeito a conversão de muitos judeus e gentios, mas nem todos crerem e esses começaram a instigar os gentios a perseguirem os dois que mesmo com isso pregavam com ousadia, sinais e prodígios eram realizados através deles só que a Icônio ficou dividida entre os que seguiam os judeus e os que apoiavam os apóstolos ao ponto de tramarem a morte de Paulo e Barnabé por causa disse ele fugiram para outras cidades, a perseguição pode vim e nossas vidas e muita das vezes teremos de tomar outros rumos só que isso nunca ira impedir que o Evangelho de Deus se espalhasse pelo contrario vai fazer com que ele cresça mais ainda como podemos ver no versículo 7.

E ali seguiram pregando o Evangelho.


Já em Listra um homem paralitico foi curado pela sua fé ao se encontrar com os dois e isso fez com que algo que já falamos nesse estudo acontecesse, ao ver isso à população da localidade por terem uma vida de idolatria a outros deuses começaram a dizer que ambos tinham poderes de deus e lhes deram nomes de deuses, Barnabé se tornou Zeus e Paulo Hermes o mensageiro dos deuses, podemos ver que a cidade tinha uma idolatria só de lermos o versículo 13 que mostra ali ter um templo a Zeus logo seu sacerdote buscou animais para sacrificar e coras para levar aos deuses que desceram a terra, você se lembra do que aconteceu a Herodes ? 

Quando Paulo e Barnabé ficaram sabendo disso logo seus corações ficaram perturbados correram até a multidão do povo e arrancaram suas vestes para lhes mostrar que eram apenas homens e que não tinham direito de receber sacrifício, honra e glória.

Homens! Por que fazeis isto? Pois nós também somos humanos, de natureza semelhante a vossa. E vos temos anunciando o Evangelho para que vos afasteis dessas práticas inúteis e vos converteis ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que nele existe

Logo os judeus de Antioquia e de Icônio chegaram e aproveitaram a oportunidade para persuadir a multidão a apedrejar a Paulo ao ponto de acharem que ele estava morto o lançando assim fora da cidade, os discípulos se puseram ao lado dele que se levantou e voltou à cidade e então no outro dia partiu para Derbe com Barnabé.


Já ouvi pregações dizendo que Paulo foi esperto se fazendo de morto, lendo o texto tenho uma outra visão que Paulo não fingiu mais sim ficou inconsciente com as pedradas e deve ter ficado muito machucado, sabemos que apedrejamento é uma coisa muito cruel e com Paulo foi o mesmo por isso é impossível você fingir estar morto tomando uma pedrada na canela isso dói e você teria uma reação eu prefiro acreditar que ele deve ter desmaiado com alguma pedrada já que é difícil ser apedrejado e fingir não sentir nada.

Então voltaram para as cidades onde fortaleciam a fé dos discípulos como podemos ver no versículo 22

Renovando o ânimo dos discípulos e os encorajando a perseverar na fé, ensinando: “É necessário que em meio a muitas aflições ingressemos no Reino de Deus!”. 

Como podemos ler acima Lucas relata um fato que hoje em dia se fazem de tudo para esconder, vivemos uma época que para estar bem com Deus você tem de ser prospero e não passar por aflições, mas o que nos importa é entrar no Reino de Deus e com isso todas as aflições que passamos na terra não podem nos afastar desse propósito nada aqui na terra vai permanecer por isso fuja de quem ensina que o cristão aqui não terra não pode passar por doenças, perseguições, dificuldade financeira e sofrimentos, pois o que a pessoa ensina não é o Evangelho de Deus e sim doutrinas humanas para ter controle sobre a sua vida.

Logo Paulo é Barnabé viram a necessidade de uma estrutura básica para a Igreja das cidades que eles tinham anunciando o Reino de Deus por causa disso oraram e colocaram aos cuidados do Senhor Presbíteros (Anciões) para ajudar no cuidado dos discípulos, apesar de hoje a Igreja ter seus maus exemplos e com isso trazer desmotivação a muitas pessoas de frequentarem os templos e até mesmo alguns textos dos estudos aqui postado podem sugerir que não deveríamos frequentar os templos e adorar a Deus com os irmãos, mas quero deixar claro que sou contrario a isso todos devemos ir a Igreja adorar a Deus em conjunto não podemos ficar em nossas casas dizendo sermos a Igreja se não temos comunhão com os outros irmãos como podemos ver em Hebreus 10: 25.

Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como Igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemos-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando.

Podemos também ver nos versículos 26 ao 28 que ao retornarem para Antioquia foram a Igreja para relatar tudo que tinham acontecido e como Deus abriu a porta da fé aos gentios, que tremendo às vezes precisamos parar e renovar nossa forças juntos com nossos irmãos na fé por isso é importante congregarmos e assim ajudar uns aos outros.

E permanecem ali com os discípulos por longo tempo Versículo 28


É isso querido leitores, Paulo e Barnabé receberam estados de deus mais de prontamente recusaram e com isso a Graça de Deus esteve com eles a todo tempo, não como Herodes que pegou a glória para si e morreu comido de bicho, vemos como a perseguição e aflição não e sina d que nós estamos em pecado ou tem alguma coisa errada, mas sim que isso vem sobre todos e o que importa e irmos para o Reino de Deus, e a necessidade de estamos como Igreja reunida e nos fortalecendo mutuamente.

Desafio do dia:

  • Esse final de semana vá a alguma Igreja e adore ao Senhor junto com os irmãos.
  • Nunca deixe de testemunhar a Jesus Cristo a todos os necessitados de salvação.


Bom domingo a todos, pás do Senhor Jesus! 

Um comentário: