Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 15

Atos 15 é cercado de polemica não somente pelos acontecimentos naquela época, mas justamente por tentarem fazer a mesma coisa nos dias de hoje, como no primeiro versículo podemos ver alguns homens tentando impor um padrão religioso aos gentios convertidos daqueles dias hoje também vemos isso acontecer ao tentarem impor certo padrões ditos de Deus mais que não passam de ensinamento de homens impostos sobre pessoas livres pelo Evangelho da Graça de Deus, isso levou a Paulo e Barnabé a terem um disputa acirrada contra essas pessoas sobre essa tradições humanas, o evangelho nos libertou inclusive da religiosidade, as tradições religiosas não são superiores a Graça de Deus por esse motivo temos de viver no evangelho deixado por Jesus e não em leis e doutrinas humanas.



Por causa dessa situação Barnabé e Paulo voltaram a Jerusalém para consultar os Apóstolos e os Anciões sobre tal questão, foram recebidos e muito bem tratados por todos os Apóstolos e os Anciões que ouviram tudo o que eles realizaram, mas de momento um grupo de fariseus convertidos logo se levantaram e disse que o seguinte:


“É necessário circuncida-lo e ordenar-lhes expressamente que observem toda a Lei de Moises”! Versículo 5b

Essa situação os levou a um grande debate e ainda hoje esse debate é levado a muitas denominações e Cristãos pelo mundo, se devemos observar as Leis de Moises ou não, muito pegam apenas alguma parte dela para justificarem algumas tradições e rejeitam as outras, uma coisa digo ou você segue ele toda ou não, no meu ponto de vista Jesus não acabou com a lei simplesmente como alguns dizem, e nem muito menos veio para nos obrigar a cumpri-la Jesus nos trouxe uma nova aliança e com isso a velha já não tem mais efeito sobre nossas vidas, o Apóstolo Paulo aborda essa situação perfeitamente em Romanos 7 e finaliza em Romanos 8 nos mostrando a perfeita vontade de Deus.

Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.
Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Romanos 8: 1 e 2

Esses dois capítulos de Romanos dariam um bom estudo, mas voltando a Atos 15 podemos ver que após o debate Pedro se levantou e começou a falar a eles sobre sua experiência em levar a Palavra de Deus aos gentios já que ele foi o primeiro dos Apóstolos a evangeliza-los como lemos em Atos 10, Pedro relata novamente o acontecido e os exorta para não colocarem uma carga pesada desnecessária sobre os irmãos como está nos versículos 10 e 11.

Agora, pois, por que quereis tentar a Deus, colocando sobre as costas dos discípulos uma carga quem nem nossos antepassados nem nós mesmos conseguimos suportar?
De modo algum! Cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, exatamente do mesmo modo que os gentios também”. 

Barnabé e Pedro relataram todos os sinais e prodígios que aconteceram com os gentios em suas viagens enquanto toda a assembleia ouvia logo após eles Tiago tomando a palavra falou sobre as Palavras de Simão (Pedro) e como ele era de pleno acordo com tudo que os profetas anteriormente já haviam predito sobre a conversão dos gentios e Tiago chegou à conclusão que eles não deveriam ser constrangidos por tais leis, mas assim com Jesus não acabou simplesmente com a lei Tiago não isentou eles da responsabiliza de uma vida consagrada ao Senhor, se afirmamos que a lei foi abolida então estaremos dando lugar à libertinagem e não liberdade, ser livre sem limites se torna não um liberdade e sim libertinagem, Jesus nos deu um exemplo de vida que devemos seguir, amar a Deus acima de todas as coisas, amarmos uns aos outros, nos mantermos santos, fugirmos da aparência do mau, resistir ao diabo e outras coisas para assim agradarmos o seu coração, com isso Tiago lhes disse para não imputar carga pesada e desnecessária sobre os discípulos, a circuncisão era um pacto da antiga aliança e hoje não tem mais sentido nisso, muita carga já foi posta sobre a Igreja atual e podemos citar vários exemplos dentre eles alguns que perduram até os dias de hoje:

  • Assistir TV é pecado
  • Usar vermelho é pecado
  • Quadrar o sábado ou domingo
  • Usar certas roupas é pecado


E tantas outras que você sabe, falando nisso gostaria de saber mais sobre algumas dessas doutrinas se você sabe de alguma diferente deixe seu comentário abaixo.

Então o primeiro Concílio da Igreja teve seu fim, essa situação foi extremamente importante para determinar como os gentios (não hebreus) deveriam agir diante da sua nova fé, nada melhor que a própria decisão desse concílio para escrever nesse estudo.


Os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, aos irmãos dentre os gentios que moram em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saudações! Tendo sabido que alguns dos nossos, sem mandato de nossa parte, saindo até vós, perturbaram-vos, transtornando vossas almas com suas palavras, pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, escolher alguns representantes e enviá-los a vós junto com nossos diletos Barnabé e Paulo, homens que expuseram suas vidas pelo nome de nosso Senhor, Jesus Cristo. Nós vos enviamos, pois, Judas e Silas, eles também transmitindo, de viva voz, esta mesma mensagem. De fato, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhum outro peso além destas coisas necessárias: que vos abstenhais das carnes imoladas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas, e das uniões ilegítimas. Fareis bem preservando-vos destas coisas. Passai bem. (Atos 15:23-29)

Irmão assim que devemos agir em nossas vidas e ensinar aos novos discípulos, não devemos impor a eles cargas pesadas desnecessárias o versículo 28 mostra que foi uma decisão tomada pelo Espírito Santo não somente por homens para talvez resolver tal situação.

De fato, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhum outro peso além destas coisas necessárias:

Lógico se sua igreja local tem alguns costumes eles não estão errados ainda mais se você se sente bem lá, porém ele não pode ser imposto como algo que até mesmo te levará a condenação como queriam impor aos gentios convertidos, fazendo isso você está afirmando que o sacrifício de Jesus não foi suficiente para sua salvação mais que nós receberemos a Graça por merecimento e não é assim que funciona, recebemos algo que não merecemos por isso não é uma vida religiosa que vai nos salvar. 

Logo ao receberem essa noticia muito se alegraram, Judas e Silas foram junto com Barnabé e Paulo para lhes transmitir essa mensagem, os dois eram profetas e ficam ali por um tempo exortando e fortalecendo os discípulos de Antioquia, depois de um tempo resolveram voltar aos que os enviaram, mas Silas resolveu ficar ali juntamente com Paulo e Barnabé que continuaram a pregar a Palavra de Deus em Antioquia.

Então irmãos algo muito chão aconteceu nos versículos abaixo, do 36 em diante vamos ver um situação de desentendimento entre Barnabé e Paulo que levou a sua separação, estudos passados disse para que memorizássemos o nome de João Marcos, lembrando que Marcos os abandonou em meio à missão e com isso Paulo que é ser humano ficou chateado com a situação que veio a toda logo após Paulo chamar a Barnabé para voltar às cidades para visitar os irmãos, Barnabé queria levar com ele a João Marcos que foi considera para Paulo um inútil naquele momento, como Barnabé era sobrinho de Marcos a coisa ficou bem complicada ao ponto deles que caminham desde a conversão de Saulo ao Barnabé com seu respeito ter levado a Paulo perante os apóstolos e a Igreja assim fazendo com que eles passassem a crer na conversão dele. Como também vimos, eles provavelmente estudaram juntos e isso mostra os laços que possuíam, mesmo assim os dois se separaram, que situação chata. 

E tal contenda houve entre ele, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Versículo 39 

Irmãos quando vemos pessoas saindo das Igrejas por situações de pouca importância nos deixa triste, às vezes precisamos vigiar mais e fazer menos, Barnabé é considerados por muitos como Apóstolo juntamente com Paulo, mas mesmo assim não impediu que se desentendessem por algo tão pequeno, digo pequeno, pois lá na frente vamos ver a Paulo pedindo pela presença de João Marcos para visita-lo, pois é muito útil ao seu ministério, isso mostra que Paulo reconhecendo que errou assim como Marcos fez ao deixa-los não impediu de novamente caminharem juntos, assim que devemos seguir a Jesus, não podemos fugir das situações todos nós precisamos uns dos outros, hoje aquele que para você é inútil pode ser de extrema importância em sua vida mais a frente, por isso irmão quero aqui implorar para não guardarem rancor contra algum irmão por qualquer situação que você passou, se saiu da sua igreja por contenda desnecessária seja humilde e volte peça perdão e seja curado, não deixe que o orgulho governe sua vida mais seja humilde verdadeiramente. 


Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério 2 Timóteo 4: 11

Assim termina Atos 15, com momentos muitos sérios para Igreja como o Primeiro Concílio e o desentendimento de Barnabé e Paulo, um capítulo muito rico que poderíamos passas dias estudando que não se esgotaria, como queremos focar em estudos para vida pratica não nos prolongaremos nos estudos, então espero que consiga tira muita coisa proveitosa para sua vida no dia a dia. 

Desafio de Hoje:

  • Se você se desentendeu com algum irmão e até seu pastor o procure e relate sua aliança.
  • Ore para que o inimigo não semeie contenda entre os irmãos.
  • Vigia no falar essa semana, não murmure e não faça fofoca, mas profira palavras de bênçãos.


É isso Graça e Paz do Nosso Senhor Jesus!


Mateus 5: 17. Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário