Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 16

Paulo e Silas chegam a Derbe e Listra e ali passam a ouvir sobre um discípulo chamado Timóteo ao quais os irmãos davam bom testemunho e Paulo quis que ele fosse com eles por causa dos judeus da região Paulo preferiu circuncidar a Timóteo (só um detalhe Timóteo era judeu mais de pai grego e com isso Paulo sentiu a necessidade de circuncidara ele para evitar debates futuros com os judeus, porém ele reforça que os gentios não tinham a necessidade de fazer a circuncisão) logo os três seguiram levando a decisão do Primeiro Concílio de Jerusalém a todos.

Assim, as igrejas eram edificadas na fé e cresciam em número, dia após dia. Versículo 5


Paulo então continua sua jornada pregando a Palavra de Deus e quis ir até a Ásia, mas o Espírito Santo o impediu de ir até lá então foram para Mísia que logo tentaram ir para Bitínia mais novamente foi impedido de ir Pelo Espírito então seguiu para Trôade onde Paulo teve uma visão para ir à Macedônia, de prontamente foram para Felipos um distrito da Macedônia. 

No sábado Paulo e os outros foram para um lugar de oração onde encontraram com algumas mulheres e anunciando a Palavra de Deus uma delas chama Lídia creu sendo batizada ela e sua casa, ficaram em sua casa por um tempo e continuaram a pregar o evangelho naquele lugar.

Existia certa jovem na cidade que possuía um espírito adivinhador ao qual trazia renda para seus senhores, ela então passou a seguir Paulo e os outros dizendo o seguinte:

São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação 
versículo 17b 

Meu amigo existe algo que é mais perigoso que o pecado no meio da Igreja, a vaidade, muitos ao fazerem algo para Deus começam a se achar “Os Caras” e isso retira a Glória de Deus ao ponto de acharem que sem eles a Igreja vai parar, é muito triste quando algum irmão chega a esse ponto, Jesus afirmou que sem ele nada podemos fazer então tudo que fizermos que seja para ele e por ele, nada para nos vangloriar, mas um fator ajuda a muitos se perderem dos rumos certos e esses são os BAJULADORES por isso fuja deles, fuja de palavras bonitas com malicia, não deixe a vaidade entrar em você, pois pode levar você à morte espiritual a arrogância de muitos tem levado pessoas de Deus com grandes ministérios a se tornarem pessoas superficiais e longes da fé, essa mulher ficou há vários dias dizendo que eles eram homens de Deus, e isso se você não vigiar começa a entrar em você, Paulo percebendo a malicia que essas palavras tinham se perturbado repreendeu essa jovem.

E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que sais dela. E na mesma hora saiu. versículo 18  

Mas quando a luz chega às trevas não ficam felizes, seus senhores viram sua fonte de renda indo embora logo se revoltaram prenderam a Paulo e Silas e levaram eles aos magistrados com acusações falsas fazendo assim com que fosse açoitados e levados a prisão, atos nos deixa claro que a Igreja e os discípulos estão sujeitos a sofrimentos não como muitos dizem que por crer em Jesus tudo vai dar certo, em parte concordo, pois até a morte para os fieis é ótimo, mais da maneira que falam e como se não pudéssemos ficar doentes nem passar por alguma tribulação e novamente atos 16 mostra que isso é mentira mais que estamos sujeitos às tribulações da vida assim como todos, porém com Deus temos paz em todas. 

Paulo e Silas ao passarem por essa situação escolheram a melhor coisa a se fazer, orar e louvar a Deus, por isso fuja das murmurações e dos murmuradores, pois eles só te atrapalharam, mas busque aqueles que vão orar e adorar com você em meio às provas, com essa atitude dos dois algo incrível aconteceu, quando deu meia-noite houve um grande terremoto e as portas se abriram e as cadeias caíram dos presos e a liberdade chegou a eles, NÃO a liberdade não chegou a eles Deus tinha um propósito por fazer esse grande terremoto, já vimos no estudo que Pedro foi salvo por um anjo onde ninguém viu Deus podia fazer isso novamente, mas ele tinha algo a fazer antes de libertar Paulo e Silas, o carcereiro ao ver como estavam às celas logo pensou em se matar por medo do que poderia acontecer a ele, Paulo então gritou por ele dizendo para não fazer nenhum mal a si porque todos estavam ali.

Logo correu para pegar luz e ver se de fato estavam ali vendo todo trêmulo se prostrou diante dos dois e então o propósito do Senhor começou a se realizar.

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Versículo 30


Só existia uma resposta, me tire daqui e me lave dei-me de comer e tudo o que você tem! Claro que não disseram: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Após essas palavras ele os tirou para fora limpou suas feridas e então se batizou, Glória a Deus! Que coisas maravilhosas até mesmo dentro de uma cela almas se renderam ao Senhor.

Logo ele os levou para sua casa onde preparou uma mesa farta para todos e se alegraram grandemente, é muito bom quando novas pessoas se batizam nos alegramos muitos e varias pessoas não conseguem entender ao vermos pessoas sendo salvas nos motiva a continuar nossa caminhada sabendo que tem valido a pena por isso sempre que sua Igreja tiver um batismo mesmo que não conheça as pessoas que vão se batizar vá para assistir e abraça-los e se alegrar com eles esse é um traço que a Igreja atual tem de ter, nos alegrarmos com todos para assim quando necessários nos entristecer com todos.

No dia seguinte os magistrados mandaram liberar Paulo e Silas, mas não esperavam pela resposta de Paulo, até eu mesmo a princípios quando li pela primeira vez a bíblia e essa passagem não consegui entender, se fosse eu saia correndo e nem ligava, ou então como Deus é minha justiça para que ir querer que me fizessem justiça. Mas Deus tinha um propósito nessa fala de Paulo que os disse:

No entanto, Paulo lhe afirmou: “Sendo nós cidadãos romanos, açoitaram-nos diante do povo sem processo condenatório formal e nos atiraram ao cárcere. Agora, porém, querem que saiamos sem que ninguém nos veja? De modo algum! Que eles venham, e pessoalmente nos proclame livres de condenação”. Versículo 37 


Irmãos no mundo ainda existem leis, e naquela época também, um cidadão romano não poderia ser tratado daquela forma a pena de quem fez ser morto e com isso eles logo ficaram apavorados e suplicaram perdão a eles e pediram que fosse embora da cidade. Hoje olhando somente pelo momento eu posso entender que isso foi uma forma de trazer aos discípulos um encorajamento, pois mesmo eles sendo romanos sofreram então todos os outros que são romanos ficaram com medo do mesmo acontecer a eles e com essa atitude garantiu aos cidadãos romanos convertidos daquela cidade que era uma colônia romana a não temerem que nada aconteceria a eles, ao saírem da cadeia foram até a casa de Lídia onde encontraram com os irmãos e novamente os encorajaram a permanecerem na fé em Jesus e dali foram continuar sua viajem.

Curiosidade - No versículo 17a Lucas como a relatar como se ele estivesse junto dos eventos, por isso muito se acredita que a partir desse momento ele se tornou companheiro de Paulo, é a primeira vez que ele usa o nós, confira.

Seguindo a Paulo e a nós, vinha essa moça gritando diante de todos. 

Desafio do Dia: 

  • Cuidado com os elogios eles podem te prejudicar.
  • Ore pela Igreja perseguida e pelos irmãos preses por pregar o evangelho.
  • Deseje bom dia, tarde ou noite para pelo menos 15 pessoas. 



No mais é isso até, Paz do Senhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário