Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Estudo de Atos - Capítulo 1

Lucas começa o livro de Atos como ele começou o Evangelho que leva o seu nome, dedicando ele a Teófilo, que em Grego Significa Téo = Deus   Filo = Amigo sendo entendido como Amigo de Deus, para uns seria um significa geral, ou seja, Atos seria para todos os Amigos de Deus, porém, ele se refere a Teófilo de forma honorífica o que leva a crer ser direcionada para uma pessoa especifica que ocupava uma posição de destaque no Império Romano, já que Atos foi escrito em Grego então não seria destinado aos Judeus e sim alguém de elevada instrução, provavelmente Teófilo era o patrocinador dos escritos de Lucas, por esse motivo ouve a necessidade de dedicar os livros de Lucas e Atos a Teófilo.


Nos versículos do 3 ao 5 nos mostra que após a ressurreição Jesus esteve com os discípulos por 40 dias, fico imaginando com maravilhoso deve ter sido esses dias, e em um desses dias que estavam juntos Jesus deixou uma promessa para eles, que receberiam o batismo com o Espirito Santo.


Esse acontecimento abalou o Mundo todo naquela época e até hoje continua a abalar.

Logo em seguida Jesus foi questionado sobre quando ele restauraria o Reino de Israel, nos versículos 6 ao 8. Hoje as pessoas tentam de varias formas prever o futuro e a Restauração do Mundo ( Volta de Jesus ) com isso fazem papel de enganadores, Jesus afirmou que não cabe a nós sabermos destas coisas ( Épocas ) só o Pai pela sua exclusiva autoridade tem o saber, então após isso ele Disse: Contudo recebereis poder quando o Espirito santo descer sobre vós ( vs 8a ), não para cairmos no chão e tantas outras coisas ( Não nego o poder do Espirito Santo, ele tem todo poder para trabalhar da forma que ele desejar, mais hoje isso tem se tornado um teatro, se pelo menos todos que caem pelo " poder " tivesse a mesma posição de Paulo o mundo seria outro ) mais sim para sermos suas testemunhas. e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judeia e Samaria, e até os confins da terra ( vs 8b ).

Jesus nos versículos 9 ao 11 é elevado aos Céus na vista dos seus discípulos e eles ficam maravilhados até ai tudo tranquilo, mais o melhor vem em seguida, uma promessa que devemos nos agarrar todos os dias, que da mesma forma que ele subiu ele vai voltar. Oh Gloria ! Com essa afirmação a teoria do rapto secreto e silencioso da Igreja perde sua credibilidade, esse dia vai ser GRANDE e TERRÍVEL, grande para nós filhos que vamos ouvir a trombeta nos chamar e ver Jesus descendo das nuvens para nos reunir no céu, e terrível para aqueles que verão tudo da terra. Misericórdia !

Um dos segredos da Igreja Primitiva era que além de ouvirem eles obedeciam a voz do mestre, dos versículos 12 ao 28 vemos que eles ficam juntos em comunhão e oração esperando pela promessa que lhes foi dada. Então Pedro começou a falar sobre a profecia dita por Davi a cerca de Judas, e a vacância do bispado que seria deixado por ele com a necessidade de outro ocupar o seu lugar, logo Pedro foi simples, aquele que ocuparia o lugar deixado por Judas seria quem caminhou com eles e com Jesus desde o inicio. Lembrando que não era somente os 12, basta ver o envio dos 70, com isso a escolha caiu sobre Matias. Só para fato de curiosidade muitos defendem que eles erraram ao escolhe Matias que deveriam ter esperado por Paulo, mais erram ao defender essa tese, o Espirito Santo só veio depois que o lugar de Judas foi ocupado e por alguém que esteve junto a eles desde o começo, o chamado de Paulo era outro, ser em breve o Apóstolo dos Gentios. Como vimos, outros tinham a qualidade para serem Apóstolos como o próprio Barsabás, mais nem ele se atreveu a querer " Fama " através do Apostolado.


Hoje em dia temos vários Apóstolos, sejam os da Igreja Católica Romana como da Ortodoxia, e principalmente entre os protestante em sua maioria dentro do neopentecostalismo, volto a afirmar que esse titulo ficou com os 12 mais Paulo  nenhum outro que tinha as condições reivindicou tal posição, hoje virou moda ser Apóstolo, talvez para ter um titulo superior aos seus Pastores ou por simples ignorância Bíblica. Uns tem ido além, se auto declaram Patriarcas da Nação, ouso disser que logo teremos pessoas '' ungidas ''  a Querubins e Semi - deuses. Jesus erá simples, e as vezes ser como ele é bom, que tal ser somente servo, discípulo e testemunha de Jesus ? E testemunhar seu amor em Casa, na Rua, no Bairro e em toda Cidade ? Isso é muito mais importante que um titulo vago, por isso busque pelo PODER  que o Espirito Santo nos dá assim como nossos irmãos fizeram, mais não para cair, ver anjos, ter viagens astral para o Céu e o Inferno ( se é que isso existe ) e etc. Mais busque para vencer o dia a dia e testemunhar com ousadia sobre aquele que é mais importante que todos nós juntos, Jesus Cristo o Senhor e Salvador ! Gloria a Deus !

Você sabe como era tirar a sorte naquela época ? Então comente ai, se não sabe deixe a pergunta abaixo que responderemos. Até amanhã.

4 comentários:

  1. Paz irmão não sei como eles tiravam a sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Antigo testamento essa pratica era comum, porém somente em situações serias em relação a comunidade Judaica, eles usavam o Urim e Tumim que significa luzes e perfeições, no peitoral do sumo sacerdote ficavam 12 dessas pedras, cada uma possuía uma cor branco e pedro e de um lado era escrito como se fosse sim e o outro não, então 2 pedras eram lançadas como dado e se caísse 2 lados iguais aquela era a resposta se fosse diferente seria considerado que não ouve resposta, provavelmente essa foi a formula que eles usam para a escolha de Matias, já que era uma tradição Judaica, essa passagem falam sobre Urim e Tumim e que frequentemente eles eram utilizados. Êxodo 28:30
      Levítico 8:8
      Números 27:21
      1 Samuel 28:6
      Esdras 2:63
      Neemias 7:65

      Porém, era sempre em questões serias não como em jogos de azar, sempre feito pelo Sumo Sacerdote e pelos 11 apóstolos, dessa forma eles depositavam sua fé que assim Deus falaria. Porém hoje temos o Espírito Santo para nos direcionar, esse fato só aconteceu pois eles ainda não tinham recebido o Espírito Santo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. De nada espero ter ajudado e qualquer outra duvida comente abraço.

      Excluir